Além de escutar, leia! - Dicas de livros pra quem curte Rock

16 de julho de 2013

 Ler sempre é uma boa escolha. Atualmente com a internet ler se tornou mais barato e acessível para todos. Existe uma infinidade de e-books, pagos ou gratuitos. Eu particularmente, sou leitora assídua, gosto de ler os mais diversos tipos de livros, mas um dos meus preferidos gêneros são biografias de bandas ou cantores que gosto de ouvir, então resolvi fazer uma lista com livros pra quem gosta do bom Rock N´Roll.

Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)Lançado inicialmente em 2003, com o título Sound of the Beast: The Complete Headbanging History of Heavy Metal, o livro que é vendido no Brasil com o nome “Heavy Metal: A história completa” mostra um apanhado interessante sobre o estilo mais pesado, controverso e apaixonante do rock. Escrito pelo jornalista suíço Ian Christie, a obra possui quase 500 páginas e, apresenta um guia histórico interessante, sobretudo para quem está iniciando como apreciador do Metal.
Já li e tenho, recomendo pra quem quer conhecer a fundo a história do Heavy Metal e seus subgêneros desde suas origens.



O pequeno livro do Rock -Hervé Bourhis
O livro, que mistura desenhos no estilo HQ com histórias sobre diversas bandas, foi escrito pelo Francês Hervé Bourhis, de 35 anos. Segundo o próprio autor, "jamais tive uma overdose; não vi os Sex Pistols no Chalet du Lac; não estive no Bronx nos primórdios do hip-hop; não vi os Beatles ao vivo no Ed Sullivan Show; não fui aos shows do Elvis em 55; não compartilhei groupies com o Led Zeppelin; não sou um crítico de rock profissional; não tenho vontade de ser completo, objetivo ou de boa-fé. Em suma, não tenho nenhuma legitimidade para escrever este livro, e foi por todas essas razões que mesmo assim o escrevi."
Além de falar das grandes lendas do Rock, o livro traz informações sobre algumas bandas e genêros que influenciaram o surgimento do Rock.

Eu sou Ozzy - Ozzy Osbourne
Biografia do "Madman". Pra quem é fã do Ozzy, é essencial a leitura desse livro, assim pra quem também gosta de Black Sabbath. Além das passagens do cantor com outros astros do rock, como Robert Plant. Já li e recomendo, além de conhecer mais sobre a história de um dos ícones e fundadores do Heavy metal, é possível também dar ótimas risadas.
Um dos xodós que guardo na  minha estante.


Led Zeppelin: Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra
Quarenta anos após sua formação, em um porão imundo da Chinatown de Londres, surge a primeira biografia realmente definitiva de um dos grupos de rock mais famosos do mundo o Led Zeppelin. Eles foram o último grande grupo da década de 1960; o primeiro da década de 1970. Surgiram das cinzas dos Yardbirds para se tornar um dos grupos de rock de maior vendagem de todos os tempos. Mick Wall, respeitado jornalista musical, conta a história do grupo que escreveu o manual do excesso na estrada e acabou pagando por ele o preço do desastre, e da dependência de drogas e da morte.

Quando os Gigantes Caminhavam sobre a Terra revela pela primeira vez a verdadeira extensão do interesse do líder da banda, Jimmy Page, pelo oculto, e vai até os bastidores para mostrar a verdade por trás da fama. Wall também conta, numa série de flashbacks imaginários, histórias da vida dos quatro integrantes que transformaram o sonho do Led Zeppelin em uma realidade ainda mais incrível.

Acima de tudo, este é um livro que percorre a fascinante história do Led Zeppelin a partir da íntima convivência com o grupo. É o resultado de anos de pesquisa e se baseia não apenas em entrevistas individuais com todos os membros do grupo além de outras feitas por pessoas que os conheciam e trabalhavam com eles -, mas também na visão que só pode ser adquirida por alguém que passou três décadas no meio musical ao lado dos maiores artistas.

A Biografia Não Autorizada e Definitiva da Besta - Neil Daniels
Neste, que é o primeiro relato completamente ilustrado sobre o Iron Maiden, um time de jornalistas de Heavy Metal respeitados - incluindo Ian Christe, Martin Popoff, Mick Wall, Daniel Bukszpan, e outros - relatam a história da banda, analisam suas gravações, e provém a discografia completa.
A história por trás da formação da banda, gravações, e turnês, são complementadas com mais de 400 imagens, incluindo performances ao vivo e fotografias fora do palco, bem como posters de turnês, camisetas, passes para os backstages dos shows, botons, e entradas. E com Derek Riggs (o homem por trás do icônico mascote do Iron Maiden, Eddie) criando a arte exclusiva para a capa do livro.
Nem preciso dizer que uma das minhas bandas preferidas é o Iron Maiden né? Esse é um livro que é indispensável para todo apreciador da banda.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas, já faz algum tempo que to querendo dar uma piscadela no do Ozzy... Quem sabe nessas férias?!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo