Mulheres do Rock: Joan Jett

31 de maio de 2011

Voltando a série "Mulheres do Rock", hoje vou falar de uma das, ou se não, a maior roqueira de todos os tempos: Joan Jett!
Para quem não tem noção do quanto essa mulher é importante, lembra daquela musica I love Rock N Roll... (que a Britney Spears fez um cover escroto ) pois é, foi na voz dela que essa música se tornou um dos hinos do rock!
Mas vamos a biografia de Jett...
 Seu nome verdadeiro é Joan Marie Larkin, além de ser uma puta cantora, ela também é guitarrista e baixista. Nasceu em 1958 em Wynnewood, um subúrbio de Filadélfia.
Em 2003, ela  foi nomeada pela Rolling Stone a 87ª melhor guitarrista de todos os tempos, e era uma das duas mulheres que havia na lista. Seu hit "I Love Rock 'n Roll", que ficou o 1º lugar da Billboard de 30 de março até 1 de maio de1982.

The Runaways

Joan Jett foi a fundadora do The Runaways juntamente com Cherie Currie (que foi a primeira principal vocalista da banda),a baterista Sandy West. Micki Steele, Jackie Fox, e famosa Lita Ford. Joan Jett era vocalista e guitarrista base da banda.
 Em 2010, foi lançado o filme The Runaways. Filme que conta a história da banda, o papel de Joan foi interpretado por Kristen Stewart (a Bella do Crepúsculo).
Apesar de eu não levar muita fé na interpretação da menina sem sal do Crepúsculo (que me perdoem as fãs!) até que me surpreendi pela atriz ter retratado bem a atitude "polêmica" da roqueira.
Para quem se interessar por Joan ou pela banda, vale MUITO a pena ver o filme, até mesmo quem não gosta devia ver.



Carreira solo

Em 1979, Joan Jett começou a carreira solo. Ela gravou três músicas com os ex-Sex Pistols, Paul Cook e Steve Jones (uma delas era uma versão cover da música "I Love Rock 'n Roll", escrita e gravada originalmente pelos The Arrows). Enquanto trabalhava no projeto em 1979, Joan Jett conheceu o compositor e produtor Kenny Laguna, que ajudou ela a compor as músicas. Eles se tornaram amigos e decidiram trabalhar juntos.

O álbum de Jett foi intitulado com o nome dela e lançado no dia 17 de maio de 1980. O álbum foi rejeitado por 23 gravadoras,então Jett e Laguna lançaram o álbum independente na gravadora deles Blackheart Records. Joan Jett se tornou a 1ª mulher a começar sua própria gravadora.



Joan Jett & the Blackhearts

Com ajuda de Laguna, em 1980, Joan Jett formou o The Blackhearts. Em 1981, Joan Jett re-lançou o álbum Joan Jett com o nome de Bad Reputation pela Boardwalk Records. Depois de um ano de turnês e gravações, a banda lançou o seu 1º álbum chamado I Love Rock 'n Roll que foi sucesso mundial, no mesmo ano eles lançam o single com o mesmo nome do álbum, a música "I Love Rock 'n Roll" é considerada pela Billboard, a 28ª maior música de todos os tempos.

5 comentários:

  1. A Britney estragou a versão do " I love rock'n roll", com a Joan Jett é muito melhor!!

    ResponderExcluir
  2. Vi você no Destroyer,
    então acabei conhecendo seu blog,
    Parabés!!!
    Como somos rockeiros, e eu, um "velho" rockeiro... rsrsrsrs
    Gostaria que você analisasse isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=J5qakFIecBU
    Escute até o final, e comente!

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, a melhor "mulher" no rock, de todos os tempos:
    Marianne Faithfull

    ResponderExcluir
  4. Não vejo graça nessa mulher. Pra mim ela é forçada e faz sucesso por covers. É claro teve papel importante, mas não é tudo isso. E essa bandinha dela pseudo-lésbica então nem se fala, totalmente sem qualidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo