Os maiores concertos de rock de todos os tempos

18 de maio de 2011


Metallica em ação noMonsters of Rock, em 1991 em Moscow.


Tudo começou em 15 de agosto de 1965, quando os Beatles atraíram para o Shea Stadium, em Nova York, cerca de 55 mil fãs. Nunca antes um evento musical tinha reunido tanta gente, mas, mais do que o recorde de público, o grande feito dos quatro rapazes de Liverpool foi o de inventar os shows de rock nas arenas esportivas e outros espaços ao ar livre para multidões.


Woodstock
Foto cedida Imprensa Associada
Público no Festival de Woodstock (1969),
um dos mais importantes da história do rock

Os Beatles inauguraram a era dos grandes concertos de rock e também estimularam a criação de poderosos sistemas de amplificação sonoro, já que a aparelhagem que eles usaram no Shea Stadium foi abafada pelos gritos histéricos dos fãs (o que deixou evidente a necessidade de sistemas de amplificação mais potentes para dar conta da nova realidade dos shows de rock).

A possibilidade de celebração coletiva de milhares de jovens ao som de suas músicas preferidas empolgou o público, assim como bandas e produtores, e, no final dos anos 60, iniciou-se uma onda de grandes concertos que não acabou mais. Conheça abaixo os maiores e mais importantes concertos da história do rock.

Woodstock (1969)
Ele foi o mais famoso festival de rock dos anos 60 e é ainda hoje um dos principais símbolos da contracultura hippie. O Festival de Woodstock, cujo lema era “três dias de paz e música”, reuniu cerca de 500 mil pessoas numa fazenda próxima a Nova York (EUA) para assistirem a shows de Jimi Hendrix, Janis Joplin, Grateful Dead, Jefferson Airplane e The Who, entre outros. 


Ilha de Wight Pop Festival (1970)
Entre 26 e 30 de agosto de 1970, cerca de 200 mil pessoas estiveram numa pequena ilha da costa sul da Inglaterra para assistir a atrações como Jimi Hendrix, Jethro Tull, The Doors, The Who, Supertramp, Joan Baez, Miles Davis, Emerson, Lake & Palmer, Sly & The Family Stone e, principalmente, Bob Dylan, que fazia sua volta aos palcos após três anos de ausência. 

Wattstax
WattStax (1972)
A versão da black music de Woodstock aconteceu no Memorial Coliseum, em Los Angeles, em 20 de agosto de 1972. Em um único dia cerca de cem mil pessoas lotaram o estádio para um tributo às 34 pessoas que morreram sete anos antes nos distúrbios raciais de Watts, um bairro quase que exclusivamente negro de Los Angeles. Os principais nomes da gravadora Stax, que junto com a Motown e a Atlantic eram as principais divulgadoras da soul music norte-americana, estavam lá: Isaac Hayes, Rufus Thomas, The Staple Singers, Carla Thomas e Albert King.


Simon and Garfunkel (1981)
Mais para folk do que para rock, a dupla Simon and Garfunkel realizou um concerto no Central Park, em Nova York, que atraiu cerca de meio milhão de pessoas. Umas das principais razões do sucesso desse concerto é a relação especial da dupla com a cidade de Nova York. Nascidos no Queens, eles sempre permaneceram ligados às suas raízes novaiorquinas e suas músicas, que têm também influências latinas e africanas, refletiram sempre isso.


Rock In Rio (1985)
Os números não são confiáveis, mas estima-se que 300 mil pessoas assistiram ao show do Queen no Rock In Rio, em 11 de janeiro de 1985. Outras atrações daquela noite de abertura do festival, que colocou o Brasil na rota das principais turnês do pop-rock mundial, foram Iron Maiden, Whitesnake, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso.

Live Aid
Reprodução
Live Aid (1985)
Com o objetivo de angariar dinheiro para combater a fome na Etiópia, o Live Aid foi um marco na história dos concertos de rock. Realizado em dois palcos principais, em Nova York e Londres, além de alguns shows menores em Tóquio, Sidney e Moscou, os concertos aconteceram em 13 de junho de 1985 – que por conta disso passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock – e atraíram cerca de 200 mil pessoas para assistir a dezenas de astros da música pop como Madonna, U2, Queen, Phill Collins e uma reunião dos remanescentes do Led Zeppelin, entre outros.


Anistia Internacional (1988)
Entre setembro e outubro de 1988, Peter Gabriel, Bruce Springsteen, Sting, Youssou N’Dour e Tracy Chapmann lideraram um elenco de artistas e grupos de pop-rock em uma turnê de 20 shows em 15 países  em comemoração aos 40 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os concertos organizados em prol da organização Anistia Internacional procuraram conscientizar os jovens em São Paulo, Paris, Londres, Budapeste, Buenos Aires, Atenas e Tóquio, entre outras cidades, da luta pelo respeito aos direitos humanos e dos abusos cometidos contra os presos políticos no mundo. 


Roger Waters – The Wall (1990)
A queda do Muro de Berlim motivou Roger Waters, ex-baixista do Pink Floyd, a realizar um megaconcerto inspirado no tema de um dos mais marcantes álbuns lançados por sua ex-banda. “The Wall” aconteceu em Berlim. Além de Waters, que se encarregou de tocar os principais sucessos do Pink Floyd, o concerto, que se assemelhou mais a uma ópera-rock com seus cenários imponentes, reuniu também Scorpions, Cindy Lauper, Van Morrison e Sinéad O’Connor, entre outros convidados, para um público estimado em 300 mil pessoas. 


Live 8 (2005)
Vinte anos após a realização do Live Aid, os mesmos ideais de combate à fome, às doenças e à pobreza no Terceiro Mundo estavam de volta. Em 2 de julho de 2005, dez palcos espalhados pelas principais cidades do mundo reuniram 150 bandas e 1250 músicos. Um último concerto foi realizado em Edimburgo (Escócia) no dia 6 de julho, durante a reunião do G-8, grupo que congrega as oito nações mais ricas do mundo. Transmitido ao vivo para todo o planeta, o Live 8 tornou-se o concerto de rock de maior audiência de todos os tempos, com estimadas 3 bilhões de pessoas assistindo aos shows de U2, Madonna, Paul McCartney, Elton John, Coldplay, The Killers, REM, The Who, The Cure e Pet Shop Boys, entre outros.


The Rolling Stones (2006)
Em 18 de fevereiro de 2006, os Rolling Stones realizaram na praia de Copacabana um show para a maior audiência da história do grupo. Cerca de 1,3 milhão de pessoas assistiram a um dos mais importantes grupo da história do rock tocar por cerca de duas horas os principais sucessos de uma carreira de mais de 40 anos. O show com entrada franca fez parte da “Bigger Band World Tour”, uma das mais rentáveis turnês de todos os tempos.





Bonus Track
Além de todos esses festivais, avle a pena ressaltar o show do Metallica, em Moscow, no Monsters of Rock, que contou com um público entre 700 mil e 1,5 milhão de pessoas!



2 comentários:

  1. O Monster of Rock foi bem do caralho msm!Enloqueçeram quando viram o Ac/Dc,Pantera e o Metallica...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post. Realmente Roger waters live in Berlin foi demais.

    Falando de apresentações ao vivo vou destacar as que mais gosto.

    Pulse - Pink Floyd
    On the Night _ Dire Straits
    Brighes of Babilon (1998) - Rolling Stones
    Livi in Donington - AC/DC
    In the flesh - Roger waters - turnê 2007
    One more from the Road - lynyrd Skynyrd
    Rush in Rio - Rush
    Guns n' roses live, e por aí vai.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo