O Primeiro Grande Festival de Rock do Mundo‏

24 de abril de 2011



O Monterey Pop Festival ocorreu em Monterey, na Califórnia, entre 16 e 18 de junho de 1967, e é considerado um precursor do movimento hippie. Mais de 200 mil pessoas estiveram presentes no evento, que se tornou modelo para futuros grandes festivais, como o de Woodstock. Monterey também ficou lendário por sediar os primeiros shows de Jimi Hendrix e The Who para o grande público na América, e o primeiro show de Janis Joplin para uma grande platéia. Entre os artistas que se apresentaram – e doaram seus cachês para a caridade – estavam nomes como Eric Burdon & The Animals, Canned Heat, Paul Butterfield Blues Band, Steve Miller, The Byrds, The Mamas & The Papas, Jefferson Airplane, Blues Project, Booker T & The MG’s, Electric Flag, Otis Redding, Scott Mckenzie, The Association e Lou Rawls.


Uma das apresentações mais psicodélicas foi a do Jefferson Airplane, graças à voz e à presença de palco da cantora Grace Slick. Eles abriram o show com “Volunteers” em protesto conta a guerra do Vietnã.

Do lado inglês, quem surpreendeu a América com sua performance foi o The Who. O guitarrista Pete Towshend, o vocalista Roger Daltrey e o inquieto baterista Keith Moon representaram a energia e a urgência da geração merseybeat inglesa. O final da apresentação deles marcou a primeira destruição de instrumentos no palco. Keith chutou e despedaçou a bateria enquanto Pete estatelou sua guitarra no chão, mandando os pedaços para a platéia. E um enlouquecido Daltrey girava seu microfone como se estivesse usando um chicote, o que acabou se tornando uma marca registrada do grupo.


Entretanto Jimi Hendrix conseguiu superar o gran finale da quebradeira do The Who: fez “sexo” com a guitarra, colocando-se entre ela e o amplificador; depois, ateou fogo em sua própria guitarra, imitando um ritual de bruxaria e, para terminar, despedaçou-a contra o chão.






5 comentários:

  1. colocou fogo na própria guitarra???que doido!!!
    Putz mas esse festival é velho p/ caramba hein?1967!!!

    ResponderExcluir
  2. E pelo que o proprio Townshend conta, o Who e o Hendrix disputavam quem ia tocar primeiro, pois os dois tinham a intencao de quebrar a guitarra no palco. Tiraram no par ou impar e o Who ganhou. Dai o Hendrix, para nao ficar pra tras, fez o que fez ;)

    ResponderExcluir
  3. Belo artigo,sim com certeza sentiremos falta de festivais como este.

    Parabéns e Abraços,
    Lucas C.

    ResponderExcluir
  4. Ai nem me fale em festival de rock, que eu já fico eufórica aqui! haha Como eu queria voltar no tempo, naquela época do Woodstock \o/
    Ia ser bom!!!

    Beijo linda :*

    ResponderExcluir
  5. Olá, Laura!

    A Área Rock'N Roll voltou à ativa nessa semana e esperamos que vocês continuem enviando seus links para a gente.

    Além das modificações no design do blog, teremos mais interatividade na Área!
    O blogueiro pode enviar uma foto do perfil para ser publicada com o perfil do autor e também pode enviar junto do link do post, suas redes sociais ou as do blog (Twitter, Facebook, Orkut, e também os Feed's)

    Participe da nova Área!

    Aumente o volume porque a Área está de volta no ar!
    http://areadorocknroll.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo