Era uma vez Eddie...A história do símbolo do Iron Maiden

22 de abril de 2011

No mundo da música, principalmente as bandas de Rock, costumam se associar à imagens, símbolos e até mesmo mascotes. Isso é muito importante, pois acaba sendo gravado na memória das pessoas, tanto como os clipes. Podemos dizer que os mascotes e símbolos se tornam a "logomarca" de uma banda, isso favorece a sua individualidade.

Se tratando de Iron Maiden, qual séria a marca registrada da banda? Seria Steve Harris tocando seu baixo freneticamente, com sua longa cabeleira caindo sobre o instrumento? Ou Bruce Dickinson correndo pelo palco, feito louco, cuspindo os versos de "Fear of the Dark" na platéia?

Nada disso. Qualquer pessoa, mesmo que não seja fã, não se esquece de Eddie.

Isso mesmo, Eddie, aquele simpático zumbi, que se tornou tão parte do Iron Maiden, quanto os integrantes da banda e deixou de ser somente um adorno de palco.Sim, foi este Eddie que ganhou vida e personalidade próprias saindo de capa de álbuns e singles para conquistar as paredes dos quartos dos Ironmaníacos de todo planeta.



Vou contar um pouco da história desse ícone do Rock.

Eddie era apenas uma mera cabeça num canto dos palcos, quando o Iron Maiden era apenas uma banda comum, sem ter ainda a fama da imortal Donzela de Ferro. Era uma cabeça toda iluminada, e soltava sangue falso através de orifícios. O cara responsável pela criação do Eddie se chamava Dave Beasly, era um cenógrafo, que tinha a capacidade de criar criaturas fantásticas usando apenas sucata!

Mas por que Eddie?! O nome veio de uma piada que estava em alta na época.

"Era sobre um menino chamado (obviamente) Eddie, Que tinha apenas a própria cabeça, nada de corpo ou membros. Agora, olhem que crueldade: todo aniversário, Eddie reclamava com os pais de sempre ganhar o mesmo presente: um boné... "

Mas voltando ao assunto principal, o nosso querido Eddie foi ganhando braços e pernas e saiu do cantinho escuro onde ficava, para assombrar capas de cds, posters de Ironmanícos pelo mundo inteiro e o mais importante, arrasar em cima do palco, com perfomances incríveis!



No início, Eddie ficava meio escondido nos álbuns, mas logo começou a aparecer como a estrela da banda.

Mas como todos sabem, nada é perfeito...Daí não demoraram a surgir as famosas "polêmicas". A primeira foi em "Sanctuary", um single que trazia em sua capa Eddie "vingando- se" a facadas da primeira ministra Margaret Thatcher quando esta rasgava um pôster do Iron Maiden. Nem preciso dizer que a capa foi censurada, né?


Depois foi a vez do compacto "Women in Uniform", na qual a mesma primeira-ministra armava uma emboscada para Eddie, munida de uma metralhadora, enquanto o mascote da Donzela de Ferro se aproximava despreoculpado e contente da vida (vida?), de braços abertos com uma enfermeira e uma colegial. Só que quem chiou por causa dessa capa foram as feministas, tachando o obre do Eddie de machista... (hã??? Tipo... tá bom né... vai entender essas Inglesas...)




Mas polêmica traz fama, e logo nos shows da banda, não se ouvia o público gritar "Bruce" mais e sim, "Eddie,Eddie,Eddie" .

E com o passar dos tempos Eddie foi crescendo, inclusive nos shows, onde chegou a ser um boneco com mais de seis metros de altura!!E também evoluindo juntamente com o traço de Riggs e o som do próprio Iron Maiden, talvez numa tentativa muda e discreta de acompanhar seus criadores e não ficar na mesmice do showbiz. Como na capa de somewhere in the time, álbum em que Eddie se apresenta como um cyborg, de olho no futuro, seja dele próprio ou mesmo do som da banda.


Eddie, passou por muitas caras, muitos visuais, e por todas essas mudanças, pouco restou do velho Edddie.

Dizem que nada dura para sempre... mas a fama de Eddie, não importando o quanto mexam em seu visual, parece ser eterna...
Adaptado de : http://www.ironmaidenbrasil.com


Para quem realmente ama Eddie, achei um Papper Toy dele por aí.
É so recortar, dobrar e colar e vc terá o Eddie em sua casa!
(Clique apara ampliar)

5 comentários:

  1. Hahaha!

    Amei o post! Não imaginei que o Eddie fosse tão....Eddie! =]

    ResponderExcluir
  2. o eddie tmbem eh simbolo da força jovem vascaina, com a benção do iron que assistem aos jogos do vsco qnd estão no brasil \o

    ResponderExcluir
  3. ei DONA!
    viajei no seu blog
    tbm tenho 1
    se quiser parceria vai lá e deixa seus dados ok
    ou add aew
    jean_jump@hotmail.com

    www.jiboiadownload.tk

    ResponderExcluir
  4. Sou meio suspeito pra falar de algo relacionado a Iron Maiden, rsrs. Mas o fato é que tanto o Eddie quanto o Iron Maiden influenciou a praticamente tudo que apareceu após eles.

    Seu blog é muito legal, vim pedir pra dar uma força ao meu, to começando agora. Fique à vontade pra comentar e visitar. ^^

    http://vincemaidenmaniaco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. tenho certeza que eddie é da força Jovem !É otrem bala!!!;;;

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo