Roqueiros politicamente/ecologicamente corretos

1 de maio de 2010
Nos últimos anos o que mais tem se falado nos meios de comunicação é sobre o meio ambiente, aquecimento global, a fome no mundo, e a luta por igualdade social. Também temos visto cada vez mais famosos entrando nessa onda, e apoiando uma causa nobre. E já que o engajamento está na crista da onda, já podemos ver essa conscientização atingir a nossa majestade, o Rock’n’Roll!
Investindo seus esforços em causas ambientais ou, apenas, adotando posturas conscientes, o nosso Rock’n’Roll pode ser considerado um exemplo de atitude e consciência.

Veja abaixo algumas bandas que estão engajadas por um mundo melhor:

O Pearl Jam entra na lista dos roqueiros verdes, a banda investiu 100 mil dólares em nove organizações para desenvolver tecnologia na criação de fontes renováveis de energia. Inclusive, já se ouviu falar que esse investimento tem a ver com o desejo da banda de desenvolverem uma forma de diminuir a emissão de carbono na natureza produzida por seus shows.

O Coldplay tem platado árvores em países de terceiro mundo, na esperanla de compensar,as emissões de carbono geradas pela fabricação dos seus CDs e na produção de seus shows.

O ex-Beatle, Paul McCartney, fez a sua parte lançando na Grã-Bretanha, uma campanha chamada “Meet Free Monday” (Segunda-Feira Sem Carne). Ele e mais algumas celebridades que o apoiaram, como Yoko Ono, sugerem que as pessoas fiquem um dia da semana sem comer carne. Bom, para quem não acha isso relevante, relatórios da ONU indicam que a criação de animais de corte é responsável por 18% das emissões mundiais de gases do efeito estufa (mais que a indústria de transporte!)

Jack Johnson, considerado um dos cantores mais engajados, organiza uma fundação que incentiva a educação ambiental com atividades ecológicas e festivais no Hawai com apresentações de Eddie Vadder e Sting.
Uma organização ambientalista chamada Reverb (www.reverb.org) faz projetos verdes para artistas como Alanis Morrisette, Sheryl Crow e Red Hot Chili Peppers. A banda Dave Mathews Band, por exemplo, recebe em seus shows uma estrutura chamada Eco-Village, onde o fã pode conferir as últimas notícias do meio ambiento no mundo, ou conhecer as atitudes verdes que ele pode adotar no seu dia a dia, ou até ganhar brindes verdes da banda.

A grande lenda do Rock, Neil Young. lançou um disco em Abril de 2009 chamado “Fork on the Road” – que aliás faltou no meu artigo “Novos Trabalhos de Velhas Bandas” – onde todas as letras fazem referência ao seu amado e idolatrado automóvel Lincoln Continental Mark IV 1959. Um carro de quase seis metros de cumprimento que não está todo original. Isso porque o motor do seu “brinquedinho” foi totalmente modificado. O motor original e beberrão foi substituído por um propulsor híbrido fornecido pela UQM Technologies. O roqueiro anda 43 Km por litro de biodiesel. O carro, batizado de LincVolt Cam, tem até teclado embutido no painel para ajustes no motor, que chegou a baixíssimos índices de emissão de carbono. www.lincvolt.com é um blog sempre atualizado pelo próprio Young para mostrar a oficina que acontece as operações constantes para o veículo ficar cada vez mais verde. Ah, isso virou filme!!!!

2 comentários:

  1. Bono Vox também merecia estar nesse post,o cara de um jeito ou de outro fez uma forçinha para ajudar o mundo,sempre sendo correto,até mais e um grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo