Dicionário do Rock: Garbage

7 de abril de 2011




Garbage é uma banda de rock formada na cidade de Madison (Wisconsin), nos Estados Unidos, em 1993. Integrada por Shirley Manson, Butch Vig, Steve Marker e Duke Erikson.





A formação
Butch Vig convidou Shirley para um ensaio por telefone. "Eu nem sabia quem eles eram", relembra Shirley. Ela disse para a gravadora que "Um tal de Butch Vig ligou" e eles a incentivasse a aceitar o convite. "Mas eu não estava interessada em ensaios. Eu trabalho com pessoas que amo, onde existe uma quimica e uma visão comum. A música é uma extensão de mim mesma eu não posso combinar com qualquer um", dizia Shirley. Mas quando o Angelfish estava fazendo turne pelos EUA, Shirley resolveu ensaiar com o Garbage. "Ela estava nervosa, nós estavamos nervosos...", lembra Marker, "e foi um desastre". Mas, segundo Butch "ela teve coragem de voltar. A última coisa que nós queriamos era alguém que pudéssemos manipular". Butch ainda fala: "para algumas letras ela dizia: eu não posso cantar essa porcaria". "Ela desafiou nossa ideia!", continua Marker. "Se continuasse só nós, escreveriamos letras sobre carros e cerveja", afirma Duke.

Assim, depois de muitos ensaios e letras sendo re-escritas por Shirley, o repertório do primeiro álbum estava pronto. Entretanto, o lançamento do disco foi demorado. Primeiro, a banda resolveu lançar alguns singles de edições limitadas, sendo o primeiro dele da música "Vow", que vinha numa caixa de metal. Em seguida, lançaram "Queer" uma das canções mais desafiadoras da banda. A mesma passou a ter destaque na midia, inicialmente Butch Vig era quem ganhava mais atenção (pelo seu trabalho como produtor), mas logo o carisma e a figura de Shirley Manson se colocaram a frente e ela passou a se tornar a figura central da banda. O álbum de estreia, chamado apenas de "Garbage" foi finalmente lançado no final de 1995. O disco foi imediatamente aclamado pela criticas tendo os singles "Only Happy When It Rains", "Stupid Girl" e "Milk" que, ao poucos foram conquistando o público. O som do álbum mesclava rock com elementos de música eletrônica, o que até hoje, é uma marca registrada da banda. O disco atingiu a marca de 3 milhões de cópias vendidas (sendo 1 milhão apenas nos EUA) e depois de uma bem sucessida turnê, o Garbage resolveu dar um tempo para depois voltar em estúdio e começar as gravações de seu segundo álbum. Como os três produtores são muito perfeccionistas, novamente o álbum demorou para sair, sendo lançado em 1998 sob o título "Version 2.0". À execeção da voz de Shirley, todo o restante desse disco foi gravado por meios eletrônicos e, posteriormente, os músicos tiveram que fazer o caminho inverso: aprender a tocar as músicas ao vivo como seus respectivos instrumenos. O single de "Push It" chegou a fazer parte da trilha sonora de vários filmes, como o famosoSegundas Intenções. Outras músicas como "I Think I'm Paranoid", "Special", "When I Grow Up", que fez parte da trilha sonora do filme O Paizão e "You Look So Fine" também fizeram sucesso, servindo para atestar a capacidade do grupo, que colocara no mercado uma continuação do Garbage, mas aperfeiçoada, afinada e muito mais rápida. O álbum foi um marco que acabou ganhando discos de ouro e platina, fora as já esperadas indicações para os prêmios musicais existentes. Version 2.0 foi um dos dez discos mais vendidos no mundo em 1998,e ainda foi indicado para dois Grammy Awards. Eles acabaram fazendo mais uma grande turne que durou 1 ano e meio passando por vários países, entre eles Austrália, África do Sul, América, Portugal e Inglaterra. Em Londres, eles gravam uma canção que integraria a trilha sonora do filme 007 - The World Is Not Enough. A canção, homômima ao filme, daria uma grande oportunidade ao grupo, pois quem nunca ouviu falar do quarteto passou a conhecê-los assim que o filme entrou em cartaz, mostrando todo o potencial da voz de Shirley Manson e a capacidade musical da banda. Após a gravação de The World Is Not Enough e ao final da turnê deVersion 2.0, a banda resolveu se retirar e começar a preparação para o terceiro álbum.



O fim da banda?
Após a turnê de Bleed Like Me, o futuro do Garbage se tornou um incógnita. Em 2007, eles lançaram uma coletânea de hits intitulada de "Absolute Garbage" tendo quase todos os hits da banda. Androgyny, Bad Boyfriend, Sex Is Not The Enemy e Run Baby Run não foram incluídas, mas outras B-Sides foram como #1 CrushThe World Is Not Enough, uma versão remixada de It's All Over But The Crying e uma música inédita: Tell Me Where It Hurts. Atualmente Shirley Manson está encenando como atriz e vilã da série The Terminator: The Sarah Connor Chronicles. Foi confirmado através da vocalista Shirley Manson em seu perfil oficial do Facebook que ela passou uma semana no estúdio com sua banda . A notícia veio logo depois de Butch Vig receber um Grammy pelo álbum " 21st Century Breakdown " do Green Day. Também foi confirmado que o Smart Studios em Madison seria fechado em 2010 . Embora não tenha sido confirmado, a banda está insinuando que em 2010 eles vão começar a gravar novo material.


Curiosidades

  • A banda Garbage já teve duas músicas na série Gran Turismo: no GT1 para o PS1, foi escolhida "As Heaven is Wide", e para o GT2, foi seleccionada "I Think I'm Paranoid".
  • Uma das suas músicas mais ouvidas e que integram a trilha sonora do filme "Em seu lugar", com Cameron Diaz, é "Stupid Girl".
  • A música The World Is Not Enough é tema do filme de James Bond, The World Is Not Enough.
  • A banda Garbage teve a música "I Think I'm Paranoid" incluída no jogo Rock Band para Playstation 2 e 3 e Xbox 360.
  • A banda também teve a música "Only Happy When It Rains" incluída no jogo Guitar Hero 5 para Wii, Xbox 360 e Playstation 2 e 3.
  • Dave Grohl aparece tocando bateria na faixa Bad Boyfriend do álbum Bleed Like Me.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo