O Guns N´Roses AINDA não acabou

29 de novembro de 2011


Desde sua aparição no Rock in Rio desse ano, uma grande polêmica se estabeleceu entre sites, blogs e fãs de rock. Todo mundo querendo dar sua “opinião” de como o Guns N´Roses chegou ao seu fim. Eu como mais uma fã de Guns, não poderia deixar de defender meu ponto de vista também.
Eu conheci o Guns N´Roses, em 2001, em sua participação no Rock in Rio. Aos 11 anos, vendo a transmissão do Rock in Rio pela Globo, descobri com o Guns N´Roses, o quanto o Rock era um estilo musical fantástico.
Hoje em dia, muita gente me diz que em 2001, Axl Rose estava em sua pior fase. Mas e daí? Para mim aquele show apoteótico do Guns N´Roses, e sua formação esquisita me fez apaixonar de cara pela “banda mais perigosa do mundo”. Pirotecnia, a poeira levantando pelo público e enfim, era Guns N´Roses.
Com o tempo, fui adquirindo conhecimento pelo Guns, conheci o Appetite for Destruction, e sua formação clássica. E hoje posso dizer que sou muito fã de Guns N´Roses. Foi a minha primeira banda, e a mais intensa.
O que eu não entendo é o quanto essa formação atual atinge a percepção das pessoas. Entendo que muita gente vê o Guns N´Roses como: Axl, Slash, Duff, Izzy e Steven. O que as pessoas esquecem é que praticamente todas as bandas mudam de formação, o Iron Maiden deixou de ser Iron Maiden quando o Bruce Dickinson saiu?! O Black Sabbath deixou de ser Black Sabbath com a saída do Ozzy? O Deep Purple é foda, e já teve 14 membros diferentes.
Com o Guns N´Roses, não seria diferente. Podemos dizer que a sua atual formação nada se compara à formação clássica, mas não é um motivo para dizer que a banda acabou. O Chinese Democracy não é seu melhor álbum, mas é melhor do que alguns que foram feitos nos anos de ouro da banda.
Admiro a atitude do Axl de manter a banda, e não deixar o espírito “gunner” morrer, quando todos os outros ex-integrantes iniciaram novos projetos. A polêmica sempre esteve presente na trajetória do Guns e na história de Axl Rose, então não seria diferente dessa vez.
Dizem que o Guns N´Roses virou uma banda cover de si mesma, mas quem diz isso, esquece que os nomes dos novo integrantes também estarão escritos na biografia da banda. Eu prefiro a formação original, mas não desprezo a atual. Eu estive no Rock in Rio, e vi e fiz parte do quanto o Guns ainda tem o poder de fazer milhares de pessoas passarem horas em pé na chuva e no frio para assistir a banda de perto.
De casa, as pessoas que assistiam pela tv, podem ter achado um show frio, mas quem estava lá sabe o quanto a plateia foi ao delírio, mesmo com os erros, a banda conseguiu engatar os clássicos da banda, e fazer o publico pular em cada refrão.
Pouca gente para pra entender a história do Guns, ouvem “Welcome to the jungle” do Appetite for Destruction, e depois escutam “Better” do Chinese Democracy e metem o pau. Bandas mudam, amadurecem, saem integrantes e entram novos e tem seus altos e baixos.
Mesmo com o mundo inteiro dizendo que o Guns acabou, ela continua sendo uma das bandas mais influentes da atualidade, um exemplo disso, o Chinese Democracy foi um dos vinis mais vendidos do ano de 2011. O Chinese Democracy reflete a atualidade do Guns, a personalidade “incompreendida” de Axl Rose.
O que os “críticos” não entenderam foi que integrantes passam, mas os clássicos permanecem.
Quem é fã de Guns, continua sendo fã, sem Slash, Duff, Izzy e Steven.

2 comentários:

  1. opa, acabei de fazer um post novo muito bacana.da uma passadinha lá. abraços

    ResponderExcluir
  2. Concordo em partes com você... Sou fã, tenho todos so discos em vinil e cd, porém o que discuto não é mudança de formação da banda. Eu prefiro o Sabbath com o Dio do que com o Ozzy. As mudanças são válidas. O que eu discuto é a qualidade da voz do Axl. Existe a ação do tempo? Sim... existe, mas o tempo não faz todo este estrago (senão Ian Gillan ou David Coverdalle e até o Sebastia Bach, contemporâne de Axl, não cantariam mais). O estrago na voz dele pra mim é falta de profissionalismo e isto representa falta de respeito aos fãs... Abraços e espero sua visita no meu novo blog www.gavetadbagunca.blogspot.com/. Abraços e desculpa a extensão do comentário...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo