Um breve resumo de Punk Rock!

8 de outubro de 2011
O punk rock foi uma reação dos jovens ingleses contra uma série de acontecimentos da época, e indicou uma volta às raízes do rock’n roll: poucos acordes, melodia fácil e uma energia e peso nas guitarras jamais ouvidos na história do rock. A juventude inglesa de época (anos 60) precisava de uma nova expressão musical. O heavy metal se tornara um estilo fastidioso, e muitas bandas, como o Kiss, “traíam” seus fãs gravando até disco music. Tudo era cada vez mais distante da realidade da juventude.

A reação dos jovens ingleses foi voltar às raízes do rock, tanto na música como nos trajes: o bom e velho blue jeans surrado, as jaquetas de couro, as botas Doc Martens (no Brasil, coturnos) e, para enfeitar, alfinetes, bótons e cabelos descoloridos ou com muitas cores. A música não podia ter mais do que três minutos ee tudo deveria ser muito rápido e urgente. As letras, se falassem mal da rainha e de toda monarquia inglesa, eram ainda melhores.
O desemprego corria solto pelo Reino Unido e as bandas vinham do subúrbio. Eram todos de classe operária, sem grana para comprar roupas de grandes grifes.

Muitos cosideram os Sex Pistols a primeira banda de Punk Rock. Cheios de percalços, seu compacto God Save The Queen foi proibido de tocar na BBC. Apesar disso, The Clash pode ser considerado como os verdadeiros punks britânicos. A musicalidade, as ideologias e a atitude do grupo marcaram uma carreira repleta de discos históricos.
Na América, a primeira banda Punk foi os Ramones, grupo formado em Nova York em 1974. A cada disco a fórmula se repetia, e esse era o grande segredo da banda: simplicidade, com músicas boas e facilmente assimiláveis. Até hoje, os ramones são uma grande influência para toda uma nova geração de bandas.
HARDCORE PUNK: uma forma acelerada de tocar punk, vocais roucos e grunhidos, e uma sonoridade crua, que parecia ter sido gravada em um porão qualquer.

Punk Paulista

As primeiras bandas a aparecer foram AI-5, Restos de Nada, Inocentes, Cólera, M-19, Fogo Cruzado, Lixomania, Condutores de Cadáver e Olho Seco. O primeiro registro de disco dessas bandas foi a coletânea Grito Suburbano (1982), pelo selo Punk Rock Discos.
O punk paulista também revelou duas grandes bandas: Ratos do Porão e Garotos Podres.

Punk Pop e Punk Revival

O punk pop foi mais uma alternativa depois do grunge e aconteceu a partir de 1994, apesar de muitas bandas do estilo já surgirem desde o início dos anos 90. As principais bandas desse gênero são Green Day, Rancid, Offspring, Bad Religion, The Donnas, Blink-182, Pennywise e NOFX. 

12 comentários:

  1. Eu não concordo mundo com a utilização do punk pop. Acho difícil que o punk seja popular... o "senso comum" não gosta muito de pensar.
    Na minha opinião, o punk ainda é underground, como sempre foi.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog! O punk é uma dos gêneros que menos admiro, mas não desprezo pois tem muita coisa boa. E como super fã do rock n' roll em geral devemos conhecer cada parte dessa história que já passa dos 50 anos.

    Mylady adorei o blog e já estou seguindo.

    @LLArruda

    ResponderExcluir
  3. Fantástico! Punk é isso-três acordes, nada de muito elaborado, aquele bom jeans de 20 anos atrás e atitude! Adorei o blog e já estou seguindo...

    Quem disse que meninas não estão por dentro do bom e velho rock n' roll?

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog, quer fazer parceria?
    __________________________________________
    Girl Unity - Female bands & Stuff
    http://teenager-whore.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. opa. blog interessante hein. estou seguindo. e espero sua visita. o meu blog tb é bem ROCK n Roll. Fiz um post hoje . novidade.

    ResponderExcluir
  6. Opa. topa parceria ? da uma passada lá no meu blog. vai se identificar. abraços

    ResponderExcluir
  7. opa, valeu pela resposta . Vou divulgar o Rock Ladies no meu hein. :) me indica também.
    ah, e post novinho em folha hoje. valeuuu

    ResponderExcluir
  8. O punk é um estilo ímpar na história do rock. Depois de Nevermind The Bollocks Here's the Sex Pistols o rock nunca mais foi o mesmo...

    ResponderExcluir
  9. Um detalhe... Pop-punk não existe.

    E Rancid, NOFX(principalmente) e Bad Religion fazem hardcore e algumas músicas de punk rock...

    ResponderExcluir
  10. Olha pessoal, não quero causar polêmica com o termo "punk pop" e as bandas que enquadrei nele. A maioria das bandas de rock podem se enquadrar em dois, três e até quatro vertentes do rock. Citei essas porque, na minha definição, se encaixam no rock mais comercial, mtv, ou seja, pop. Na minha opinião, punk pop é tão ativo e real quanto quanto pop rock. De qualquer forma, citei o pop punk porque vários escritores sobre rock já o classificaram como uma vertente do punk, então, eu não podia deixar de mencionar.
    Punk é mais popular do que a maioria das pessoas imaginam. Todo mundo tem camiseta dos Ramones, considera-se anarquista e tem no mp4 alguma banda do gênero. Infelizmente para os verdadeiros apreciadores, punk é modinha.
    Enfim pessoal, cada um tem sua opinião, essa foi a minha. Agradeço quem elogiou o post e também agradeço as críticas, é bom ouvir outras opiniões, tentei sintetizar tudo o que eu sabia sobre o punk. Hasta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo