Fear of the Dark: a guerra fria entre Bruce e Steve

26 de outubro de 2011

Depois de um tempo largado às moscas, volto a atualizar o blog! E para essa volta, vou postar um artigo do meu amigo, Júlio. Os fãs de Iron Maiden, com certeza vão ler até o fim!


As brigas dentro do cenário musical sempre aconteceram seja por dinheiro, mulheres, falta de confiança ou simplesmente disputa de ego. Neste artigo, comento em especial a grande batalha nos bastidores que ocorreu durante a saída de Bruce Dickinson do Iron Maiden, onde diferentemente de outras brigas como a de John Lennon e Paul McCartney, Ozzy Osbourne e Tony Iommi, Axl Rose e Slash, ocorreu uma ‘guerra fria’, longe dos holofotes, com mensagens subentendidas em letras de música, e a distância completa da mídia, que só veio a desvendar tantas divergências, anos após a quebra do pacto entre Bruce e Steve Harris.
Acredito que tudo começou durante a ‘World Slavery Tour’ de 1985, onde a banda fazia cerca de 4 a 5 apresentações por semana, com um repertório de aproximadamente 18 músicas. Para quem gosta de tocar, e para quem sempre sonhou com o sucesso, tudo isso é muito perfeito. Mas com uma freqüência dessas, o desgaste acaba aparecendo, e obviamente o vocalista e o baterista saem mais prejudicados. Foi exatamente isto que aconteceu com o Bruce. Como ele sempre declarou, tinha noites que ele não sabia mais aonde ele estava, e tinha medo de ficar sem voz. O sucesso dessa turnê foi tão grandioso, passando inclusive pela primeira edição do Rock In Rio, que a banda se tornou referência mundial no mundo metal, embarcando sem folga para os trabalhos do Somewhere In Time e em seguida ao ápice, com o conceitual Seventh son of a Seventh Son.
Para mim o sucesso destes últimos três álbuns foi tão grande, que a banda chegou em um ápice em que não havia mais pra onde crescer, justificando assim a mudança de palco, roupa e sonoridade no No Prayer for Dying, este, sem o guitarrista Adrian Smith, que não agüentava mais ficar longe da família e de sua pescaria.
Pois bem, vamos ao que interessa.   A GRANDE GUERRA
Harris, fundador da banda e líder inquestionável, possuía projetos e metas para o Iron Maiden até o final da década de 80. Bruce tinha a ambição de mostrar variados tipos de timbres e estilos, além de sua ‘habilidade’ em compor. Mas se deparou com a simples questão de que a banda era maior do que ele, e como esta era liderada e guiada pelo baixista e fundador, acabou alardeando uma batalha cruel, onde preferiu informar com antecedência que sairia para tentar novos rumos em sua carreira. Acredito que esta estratégia teve a intenção de talvez fazer com que Harris voltasse atrás sobre a tendência musical da banda, mas como o baixista sempre foi metódico e decidido, optou em simplesmente deixar a coisa acontecer.
"Eu nunca esperei que Bruce fosse entrar no palco, na Real Live Tour e executar performances demonstrando toda sua paixão, pois afinal de contas ele estava deixando a banda. Seria compreensível se ele tivesse sido uma merda durante toda turnê, mas não. Se o show era em algum lugar como Paris, ele ia muito bem, pois lá é um grande centro e toda imprensa marca presença. Mas se o show era em um lugar de menor expressão, como Montpellier(FRA) ou Nice (FRA), ele era horrível e mal cantava. Uma certa noite eu fui ate o cara da mesa de som, e pedi para ele aumentar os vocais, pois eu não estava escutando nada, e o cara me mostrou os botões no máximo volume, e pude ver que Bruce não estava cantando, e sim resmungando. Foi aí que começamos a ficar com raiva dele, pois prometeu que ia dar tudo de si, e estava arruinando a turnê."
(Steve Harris)

"Eu não iria colocar uma máscara de cara feliz. Provavelmente eu fui ingênuo em ter me colocado naquela situação, mas eu estava tentando. Eu tentei o melhor de mim, mas eu vi que não dava para ser a mesma coisa. Em algumas noites, por mais que eu tentasse, realmente não dava. Um concerto de rock deveria ser uma celebração e não um velório".
(Bruce Dickinson)

O que se sabe é que essa atitude de Bruce ficou clara a cada show. Quem assistiu ao vídeo de despedida dele da banda, o lendário ‘Raising Hell’, percebeu claramente a sua falta de interesse, e a percepção dos outros integrantes da banda de que ali existia má vontade.
"Uma vez meu pai me disse, que se um dia alguém cagar no nome McBrain, esta pessoa fará isso uma única vez. Bruce, basicamente disse 'fodam-se eu estou fora'. Se isto não é cagar em nossa cabeça, então o que é?"
(Nicko McBrain)

A situação estava ficando cada vez mais sem volta. Os verdadeiros ‘maidenmaníacos’ não sabiam mais o que pensar, e tudo realmente pareceu ter fim após a bombástica e irônica declaração de Bruce:
"Eu não acho que a banda irá acabar só porque eu estou saindo, e acho que o MAIDEN irá se tornar ainda mais o bebê de Steve"
Steve respondeu:
"Se ele não quer ficar porque não consegue mais dar 100% de si, tudo bem, então vá embora. Ele só esta fazendo esses shows porque já estavam marcados. Na verdade, se ele voltasse atrás agora, e dissesse que não quer mais sair, nós não o aceitaríamos de volta. Particularmente acho que ele está cometendo um grande erro, pois poderia fazer sua carreira solo e continuar no MAIDEN."
Nesta época Steve Harris ganhou uma carta de um fan dizendo: ‘IRON MAIDEN R.I.P’
Steve respondeu:
"Este cara acha que o Bruce é a banda? Pois nós estávamos juntos havia muitos anos quando ele entrou, então porque não continuaríamos sem ele? Se você acha que devemos parar, então vá se foder"
Como bons ingleses, as trocas de declarações pararam poraí, pois ambos sabiam da importância de cada um na carreira e na vida do outro. Resolveram seguir adiante. Bruce Dickinson em sua nova jornada deixou algumas mensagens subliminares de quando esteve na donzela, mas o que mais me interessa, e nunca vi nada publicado a respeito, são as mensagens subliminares encontradas nas músicas do álbum Fear of the dark, que foi escrito já com a informação e rumores da saída do Bruce, onde o Harris deixa claro seu temor e sua falta de perspectiva, tendo sido assim, na minha opinião, fator relevante para a volta do vocalista posteriormente, pois, arrancar lamentos e reflexões do velho Harris, não é pra qualquer um.
Enfim, as mensagens subentendidas do álbum Fear of the Dark:

The Apparition – Steve Harris
“Agora estou aqui, você pode me ver? Porque estou por conta própria. Nunca vire as costas a um amigo, pois você pode contar seus amigos em uma mão... em toda a vida”
Este trecho dispensa comentários.
“Existem aqueles que te iludem. Existem aqueles que te levarão para baixo. Existe alguém lá fora que morreria por você. E não duvide disto. Não importa o que seus "amigos" digam. Nós nos veremos novamente em algum lugar de alguma forma, um dia”
É quase que óbvio o alerta que o baixista deixa ao Bruce no sentido de acreditar em promessas e propostas de empresários em sua carreira solo. Ainda o adverte que mesmo com intrigas ou comentários, um dia eles se reencontrarão. Seria Steve Harris um Profeta?

Fear of the dark – Steve Harris
“Eu sou um homem que anda só. Quando as luzes começam a mudar, eu algumas vezes me sinto um pouco estranho, um pouco ansioso quando está escuro.”
Steve relata sua ânsia e seu medo com o término dos holofotes voltados ao Maiden, já que com a saída de Bruce, eles não conseguiam imaginar um substituto a altura para a banda.

Afraid To Shoot Strangers – Steve Harris
“Tentando visualizar os horrores que virão lá na frente. O monte de areia do deserto, um cemitério. Deus deixe-nos ir agora e terminar o que tem de ser feito.Venha o vosso reino seja feita a vossa vontade... na terra. Com medo de atirar em estranhos”
Steve Harris mostra o medo que o afligia sem o ‘frontman’ da banda, e como numa prece, pede a Deus forças pra seguir adiante.

Be Quick Or Be Dead – Bruce Dickinson
“A serpente está suplicando dentro de seu ouvido. Ele diz que você deve votar pelo que deseja ouvir. Não importa que esteja ruim desde que você esteja bem. Então torne-se um estúpido e assuma sua própria cegueira”
Bruce supostamente relata neste trecho a ‘tentação’ de encarar os fatos e se libertar da banda, mesmo que isso seja considerado estupidez.

Fear Is The Key – Bruce Dickinson
“Eu me lembro do tempo em que usávamos e abusávamos. E lutávamos nossas batalhas em vão. Eu me lembro do tempo em que pensávamos que a paixão era livre. No coração da noite... corpos em chamas. Agora vivemos num mundo de incerteza. Medo é a chave  para o que você quer ser. Você não tem voz, a maioria faz do seu modo”
Este trecho não é necessário comentar a nostalgia encarnada no vocalista e a falta de poder nas decisões da banda.

From Here To Eternity – Steve Harris
“Mas como todos os sonhos que caminham para um fim. Eles levaram um tombo na curva do demônio. A besta e Charlotte eram ambos da mesma laia. O inferno não é um lugar ruim. O inferno é daqui para a eternidade”
Steve se refere ao fim de um sonho e ao ‘inferno’ que estaria por vir para a banda.

Childhood's End – Steve Harris
“A disputa pelo poder. Um tirano tenta novamente. O que diabos está havendo? Quando isto irá acabar?”
O baixista claramente menciona a disputa que Bruce arrastava com ele sobre a liderança da banda. 

 Créditos autorais : Júlio Cabral

Para quem chegou até aqui e gostou, em breve haverá a continuação com a volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden.

5 comentários:

  1. Que cobertura dos fatos precisa. Relatos de ambas as partes, investigação das composições e tudo isso em um texto leve.

    Parabéns ao autor e a você que disponibilizou.

    Até mais.


    @LLArruda

    ResponderExcluir
  2. OIe, entra no blog Curto & Grosso, porque tem um desafio para o blog de vcs.
    Ele é para o blog ganhar um selo.
    :D
    girlfatemusic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hi. nice post. you have a good site. i was followed 174 number. follow baCK PLEASE.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Menina, que post bom hein!? Que bom que voê postou!
    Adorei o blog, to seguindo :D
    Bjão =*
    http://apenasrhaysnake.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Theme Base por Erica Pires © 2013 | Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo